Sobre

Coordenação

Profa. Dra. Nicole Leite Galvão Coelho (Departamento de fisiologia da UFRN)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9256395169042054 

Vice- coordenadoras:

Profa. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa (Instituto do Cérebro_UFRN)

Profa. Helderes Peregrino Alves da Silva (Departamento de fisiologia da UFRN)

O Laboratório de Medidas Hormonais (LMH) executa de técnicas de dosagens de hormônios esteroides, fatores de crescimento neuronal e citocinas através do ensaio imunoenzimático (ELISA), utilizando diferentes meios biológicos, como: plasma, fezes e saliva.

 

O funcionamento do Laboratório foi iniciado em 1995 pela profa. Maria Bernardete Cordeiro de Sousa, com a implantação da técnica de dosagem (ELISA) para verificação dos níveis de progesterona plasmática em primatas do Novo Mundo, mais especificamente, no Sagüi (Callithrix jacchus).

 

Em 1997 a mensuração do cortisol, andrógenos e progesterona passou a ser realizada a partir das fezes destes pequenos primatas, utilizando kits desenvolvidos pelo próprio laboratório.

 

Desde 2013 que o LMH passou dosar biomarcadores humanos como: cortisol salivar, citocinas, esteroides (andrógenos, cortisol, estrógenos) e BDNF plasmáticos, com utilização de kits comerciais. A partir deste ano, o laboratório também passou a dosar o cortisol fecal de espécies de primatas não-humanos do gênero Cebus, utilizando kits desenvolvidos pelo próprio laboratório. 

 

A meta do laboratório para 2017 é concluir a validação de kits de fabricação própria de cortisol salivar humano e de hormônios sexuais fecais de macacos-prego e validar a mensuração de cortisol plasmático de peixes paulistinhas utilizando kits comerciais. 

Estrutura física

O LMH possui sede própria localizado no Departamento de Fisiologia da UFRN e consiste de um espaço composto por 4 salas, ocupando um espaço físico de cerca 90 m2.

 

Esse espaço é mobiliado com bancadas e armários para acondicionamento dos equipamentos e materiais para dosagens bioquímicas e equipado com os seguintes equipamentos: Pipetas manuais Gilson, (25, 50, 100 µL), pipetas manuais Eppendorf  (50, 100, 1000 µL ), 2 pipetas multicanais automáticas, 2 pipetas monocanal automáticas, pipeta de repetição regulável para diferentes volumes,  lavadora de placas,   colorímetro- leitora de microplacas ELISA,  incubadora de microplacas, estufa seca e úmida, centrífuga de mesa , centrífuga refrigerada, banho maria,  balança analítica de precisão, capelas, freezer  -20 e -80º C,  geladeiras, secadora de tubos, destilador de agua, deionizador de agua, dentre outros.